Vários fatores podem influenciar a absorção de cálcio, a retenção ou a excreção de cálcio na urina (1). A fibra é um dos nutrientes que pode interferir na absorção do cálcio, dependendo do tipo. O fitato e o oxalato são exemplos de fibras que podem diminuir a absorção do cálcio do mesmo alimento (2, 3, 4). Por exemplo, o espinafre oferece 136,00 mg de cálcio/100 g (5), porém a absorção do cálcio na ingestão dessa verdura pode ser comprometida devido seu alto conteúdo de oxalato. Em geral, a absorção de cálcio é inversamente proporcional ao conteúdo de oxalato do alimento (4). Por isto, o oxalato, um componente natural da semente de cacau e outras plantas, não afeta a absorção de cálcio, quando o chocolate é misturado ao leite, pois a quantidade de oxalato do chocolate é de cerca de 0,5 a 0,6% do peso total da amostra. (6).
Referência (s)
1. Consensus Statements. NIH Consensus Development Program. Osteoporosis Prevention, Diagnosis and Therapy. 2000;17(1). Disponível em: http://odp.od.nih.gov/consensus/cons/111/111_intro.htm.
2. Heaney RP, Weaver CM, Fitzsimmons ML. Soybean phytate content: effect on calcium absorption. Am J Clin Nutr. 1991;53(3):745-7. |