O que é e quais devem ser os cuidados nutricionais na gastrite?

A gastrite é uma inflamação do estômago causada por, entre outros fatores, alterações microbianas, químicas ou neurais, modificando a integridade da mucosa.

Entre suas causas, destaca-se a infecção por Helicobacter pylori. Esse microorganismo rompe a proteção da camada de muco do estômago e libera citocinas , causando um processo inflamatório que pode levar à formação de gastrite, úlceras, carcinomas, dentre outros. Esse patógeno pode ser detectado por meio de endoscopia. Outros fatores causadores de gastrites são: o uso crônico de antiinflamatórios não-hormonais (como a aspirina), alcoolismo e ingestão de substâncias erosivas.

Os sintomas da gastrite são náuseas, vômitos, mal-estar, anorexia, hemorragia e epigastralgia . Porém, muitas vezes os indivíduos acometidos por essa doença podem ser assintomáticos.

O tratamento da gastrite inclui a erradicação dos patógenos, por meio de medicamentos, que reduzirão o processo inflamatório e os sintomas. Além disso, podem-se utilizar medicamentos que neutralizem ou bloqueiem a secreção gástrica.

Os cuidados nutricionais para portadores de gastrite envolvem: evitar alguns condimentos (pimenta-do-reino e a vermelha), álcool, café (tanto o cafeinado quanto o descafeinado), refrigerantes, consumo de grande refeição antes de dormir, e alimentos que sabidamente causam desconforto ou aumento do quadro inflamatório. Todos estes alimentos são proibidos para não aumentarem a secreção gástrica, que é ácida. Se necessário, faz-se uma suplementação nutricional para evitar deficiências de micronutrientes e não prejudicar a cicatrização tecidual.

Bibliografia (s)

Beyer PL. Terapia Clínica Nutricional para os Distúrbios do Trato Gastrointestinal Alto. In: Mahan LK, Escott-Stump S. Krause alimentos, nutrição & dietoterapia. São Paulo; Roca, 2002. p.627-42.

Elaine Darini. Colonização gástrica por Helicobacter pylori associada a citoxina do gene A (cagA): relação com proliferação celular e apoptose [Dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;2004.