A amamentação pode começar imediatamente após o nascimento do bebê. Ao ser colocado nos braços da mãe, o bebê começará a procurar pelos mamilos seguindo um instinto que é natural e também muito emocionante.
Nos primeiros dias após o parto o que as mamas secretam é o colostro. O colostro é amarelo e mais denso que o leite maduro e é secretado apenas em pequenas quantidades. Mas já é suficiente para o bebê e é exatamente aquilo de que precisa para os primeiros dias.
Contém mais anticorpos e mais células brancas que o leite maduro. Dá a primeira “imunização” para proteger a criança contra a maior parte das bactérias e vírus.
O colostro é também rico em fatores de crescimento que estimulam o intestino imaturo da criança a se desenvolver. O fator de crescimento prepara o intestino para diferir e absorver o leite maduro e impede a absorção de proteínas não digeridas. Se a criança recebe leite de vaca ou outro alimento antes de receber o colostro, estes alimentos podem lesar o intestino e causar alergias.
O colostro é laxativo e auxilia a eliminação do mecônio (primeiras fezes).
O leite começará a descer gradualmente nas primeiras 36 horas após o parto e aumentará consideravelmente nos próximos dias, se o bebê é colocado constantemente para sugar. Até o final da segunda semana, o leite primário se tornará leite maduro.
É possivel que haja um pequeno atraso na descida do leite devido à uma cesária ou a um trabalho de parto muito difícil. A chave para aumentar a sua quantidade de leite o mais rápido possível é colocar o bebê para sugar ao seio o quanto antes. Se possível, imediatamente após o parto.
Não desanime facilmente, às vezes, dificuldades aparecem. Mas o importante é saber que o bebê tem que ser colocado ao seio para sugar e é só isso que fará com que o seu suplemento de leite se desenvolva.
Os bebês quando nascem, não precisam de uma quantidade grande de leite. Após em média duas colheres de chá de leite, eles já estão satisfeitos. Não se esqueça, amamente o quanto antes e sempre que o bebê quiser. No caso de dificuldades, não deixe de buscar ajuda. Pode ser com alguém mais experiente, ou na própria maternidade. |