Onde Dra. Kátia atende? | Exames de Phmetria e Endoscopia | Astronet | Peso e altura | Introdução dos alimentos | Links | Downloads
Mídia RSS Galeria
Esta página contém uma série de perguntas e respostas que são comumente questionadas pelos pais das crianças à Pediatra. Está dividido em categorias para facilitar sua consulta. É importante que fale com seu pediatra antes de utilizar qualquer recomendação que aqui surgir.
   
Segurança
Gravidez
Alimentação
Amamentação
Crescimento
Vacinas
Doenças
Exames
   
  Cinema, Teatro,
CD's, DVD's,
Livros, Férias,
Parques...
 
Veja aqui
   
  Mel, Ovo, Papinhas,
Comida da família sem
modificação e etc
 
Veja aqui


Como agir em caso de emergência?
 

A melhor forma de saber o que fazer em caso de emegência é estar preparado antes desta acontecer. É muito importante garantir a segurança da nossa família, a daqueles que nos rodeiam e a nossa própria, por estes motivos leia com atenção as "dicas" que se seguem.

Tenha um "kit" de primeiros socorros sempre à mão.
E porque os acidentes acontecem, se puder tire um curso de Primeiros Socorros.

Queimaduras
Face a uma queimadura é preciso actuar sobre o fogo, sobre o calor (diminuindo a temperatura no local queimado e impedindo que alastre) e sobre o risco de intoxicação (assegurando uma boa ventilação ao acidentado, embora relativamente ao fogo em si tenha que haver um abafamento, para impedir que utilize o oxigénio para se propagar).

Se houver um foco de fogo, caso não tenha um extintor à mão, deve abafá-lo com um cobertor. Relativamente ao vestuário, deve retirá-lo logo que possível, mas tenha em atenção que o que ficou preso à pele (como algumas fibras sintéticas que derretem) só deverá ser tirado no serviço de urgência, para impedir que os tecidos humanos sejam também arrancados.

Aplicar água fria é a melhor maneira de diminuir a temperatura local e impedir que continue a acção do calor na pele e nos tecidos corporais (dez minutos à torneira, podem limitar em muito a profundidade da queimadura). Nunca deve usar manteiga ou outras gorduras.

Proteja a pele queimada com gaze normal e leve a criança o mais rapidamente possível a um serviço de urgência.

Algumas queimaduras causam bolhas (tecnicamente chamadas "flictenas")- não devem ser retiradas a não ser pelos profissionais de saúde. Por fim, não se esqueça que as queimaduras causam dores violentas. Assim, para diminuir a dor aplique de imediato um supositório igual ao usado habitualmente para a febre.

Intoxicações
A atuação imediata após a intoxicação é muito importante e a pessoa que manuseia o tóxico deverá saber o que fazer nestes casos.

Em caso de intoxicação saiba reconhecer os sinais de que a criança possa estar intoxicada (alteração do comportamento) não responde ou estar tonta ou com outras queixas não explicáveis), como actuar no local - através do contacto com o Centro de Intoxicações Anti-Venenos (CIAV) Tel: 808 250 143 - e encaminhar a criança para os Serviços de Saúde adequados.

Não se esqueça de levar todas as informações possíveis - qual o tóxico, a que horas, que quantidade, etc. - e levar o frasco do produto para o hospital a fim de não se perder tempo e iniciar o tratamento correcto.

Cortes
Em caso de acidente, desinfecte o corte, faça pressão durante alguns minutos, para parar a hemorragia e coloque um penso compressivo. Se o corte for muito profundo, grande ou continuar a sangrar, é necessário ir a um serviço de urgência.

Electrocussão
Mesmo com todas as medidas preventivas assinaladas podem ocorrer casos de electrocussão e é fundamental saber como proceder (se houver várias pessoas em casa, cada uma deverá fazer uma coisa):

- É importantíssimo que ninguém se precipite para cima da criança pois se a electricidade ainda está a passar o adulto pode ficar também electrocutado;
- Corte a corrente no disjuntor ou afaste a criança da tomada ou do fio tocando-lhe com um objecto não condutor de electricidade (madeira, plástico) para não ser electrocutado também;
- Chame o 112

Atenção que as queimaduras por electricidade são muitas vezes profundas e o aspecto superficial pode parecer menos grave do que realmente é.

Monóxido de carbono
Em caso de intóxicação transporte a criança, o mais rapidamente possível, para um local arejado, feche o aparelho
e abra todas as janelas e portas. Se for necessário conduza-a a um serviço de urgência (se necessário chame o 112
e informe o médico que se suspeita de intoxicação por monóxido de carbono.

O monóxido de carbono é um tóxico que não é percebido pelos sentidos humanos. Toda a atenção e cuidado são poucos na prevenção das situações que podem originar a formação deste gás.

Ligar 112
Embora pareça simples, em caso de emergência todos nós estamos confusos, alterados e em muitos casos não sabemos o que fazer.
Quando liga para o 112 é fundamental que:

1. Saiba a morada e o número de telefone de sua casa, a operadora precisa de saber onde está;
2. Tenha a certeza de que está em segurança antes de telefonar;
3. Mantenha a calma, se falar muito rápido a operadora não vai entender nada do que está a dizer;
4. Prepare as respostas para as perguntas O quê? Onde? Como? Quando? Quem?…;
5. Espere que a operadora desligue primeiro, assim terá a certeza de que esta tem todas as informações de que precisa;
6. Ensine os seus filhos, eles podem salvar-lhe a vida!

Números de telefones úteis:

- 112
- CIAV (Centro de Informação Anti-Venenos) tel: 0800 284 4343 
- Médico Pediatra
- Polícia
- Bombeiros
- Família
- O nº do seu vizinho

Voltar  

Início | Dra. Kátia | Celíacos | Receitas | Artigos e notícias | Dúvidas | Jogos | Dicas | Fale conosco
Exames de Phmetria e Endoscopia | Astronet | Peso e altura | Introdução dos alimentos | Links | Mídia | Downloads | RSS | Galeria

By Designer de Interfaces Kéu Meira Resolução Mínima de 1024 x 768 © Copyright 2007 - 2012 Dra. Kátia Baptista