Gostaria de receber informações sobre o teste do pezinho. Quais doenças podem ser detectadas?

Este teste serve para verificar se o recém-nascido apresenta algum problema metabólico que possa interferir futuramente em seu pleno desenvolvimento. Hoje se identifica com rapidez a possibilidade de lesões irreversíveis, como o retardo mental, que se diagnosticadas e tratadas precocemente, geralmente não acarretam problemas mais graves.

A coleta de sangue - apenas algumas gotas - é feita a partir do terceiro dia de vida do bebê, sendo rotina em muitos berçários de hospitais. O teste também pode ser feito em laboratórios particulares ou na CTN - Centro de Triagem Neonatal - cujo site é o http://www.ctn.com.br e os telefones (51) 3339-5000 ou 0800-512465 (ligação gratuita). Veja, abaixo, um exemplo de três das trinta e uma doenças diagnosticadas pelo método:

• Fenilcetonúria: distúrbio genético no qual um dos aminoácidos presentes no leite ou em outros alimentos (alguns refrigerantes, inclusive) ameaçam a saúde do bebê causando retardo mental.

• Galactosemia: quando a galactose presente no leite provoca um quadro de cataratas, convulsões e diarréia.

• Hipotireoidismo: quando a falta de hormônios produzidos pela tireóide causa deficiência mental e retardo de crescimento.